Com formação mercadológica, Salvatore Privitera decidiu abrir um negócio sustentável, embalado pela Lei da Cidade Limpa, criada em 2007. Pensando na carência de mídias regionais, o empresário investiu na criação da BagNews, um projeto de franquias de publicidade em embalagens, como sacolas e sacos recicláveis.
O negócio é destinado a jovens que queiram iniciar a carreira com um empreendimento próprio. Após patentear a ideia, o primeiro piloto de franquia foi inaugurado em 2009.
Entre os principais erros identificados inicialmente, Privitera lembra que a área de atuação não foi planejada com detalhes. “O aprendizado inicial foi o conceito de microrregião. Começamos com uma tiragem muito grande, de 30 mil. Diminuímos a área trabalhada, porque percebemos que a mídia era destinada a serviços que podiam ser obtidos em uma região específica. Com isso, estabelecemos que cada franquia trabalharia com uma microrregião”.
Mais estabilizado, se tornou franqueador em outubro de 2010. A franquia paulistana foi fechada e a aposta eram os franqueadores de cidades com proporções menores. O empresário explica que a estratégia era se estabelecer como negócio em pequenos municípios e voltar a São Paulo depois que a BagNews conseguisse a chancela da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“A dimensão de São Paulo exigiu que dividíssemos a cidade em um conjunto de bairros. Para montar uma franquia por aqui, o empresário precisa de um esforço de administração enorme e uma estrutura gigantesca”, explica Privitera, afirmando que desde dezembro há uma franquia aberta em Perdizes, na capital.
Para abrir uma franquia do empreendimento o investidor tem que desembolsar R$ 25 mil sem a necessidade de um ponto comercial para ter a sua própria agência que comercializa anúncios em embalagens para empresas que procuram uma mídia alternativa e regional e distribui gratuitamente as sacolas e sacos em estabelecimentos comerciais de sua área.
“As nossas franquias são conhecidas como low cost em função dos preços baixos”, diz o idealizador da BagNews.
Do montante de R$ 25 mil, R$ 12 mil correspondem à taxa de franquia válida por cinco anos. Para a renovação, os proprietários das franquias terão que desembolsar R$ 2 mil. O empresário oferece às empresas um serviço de suporte técnico, que sai por R$ 600,00 mensais.
A soma de todas as operações rende ao proprietário da Bag News R$ 1 milhão por ano. “Nos próximos dois anos, vamos ganhar menos em termos de franquias, mas aumentaremos a rede de franqueados que utilizam o suporte técnico. Ao final deste período, pretendemos dobrar os ganhos”, prevê Privitera.
Ele diz que o grande desafio foi estabelecer o perfil das pessoas que deveriam receber as sacolas já que a distribuição é regional. Para ele, a distribuição dirigida exige um planejamento e um estudo mais complexos.
Após a chancela da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a BagNews já conta com mais de 15 franquias pelo Brasil. Ambicioso, o empresário espera ter pelo menos 9 franquias espalhadas pela cidade de São Paulo até o final de 2013.